liga da justiça

liga da justiça


Liga da Justiça (Justice League, em inglês) é uma série de desenho animado exibida pelo canal fechado Cartoon Network entre 2001 e 2004baseada nas histórias em quadrinhos da Liga da Justiça da América publicadas pela DC Comics. Na TV aberta do Brasil, o seriado é exibido desde 16 de dezembro de 2002 pelo SBT, fazendo parte do programa infantil Bom Dia e Cia.

Os animadores Bruce Timm e Paul Dini, tendo adaptado com sucesso tanto Batman quanto Superman para programas de televisão animados nos anos 1990, assumiram o desafio de adaptar fielmente as histórias em quadrinhos da Liga da Justiça.

Significativamente, o famoso (apesar de muito depreciado pelos fãs) Aquaman foi deixado de fora da formação (apesar de ser usado no programa) em favor de uma segunda mulher no time - Mulher Gavião - e o Lanterna Verde afro-americano John Stewart foi usado ao invés dos mais conhecidos Lanternas Verdes da era moderna: Hal Jordan e Kyle Rayner, mesmo com este último aparecendo como Lanterna Verde na série animada Superman. (Na segunda temporada), Rayner é descrito como um Lanterna sendo treinado pela antiga mentora de Stewart, explicando sua ausência. Ele aparece em um episódio de Liga da Justiça Sem Limites.

Em Fevereiro de 2004, o Cartoon Network exibiu uma série que a sucederia: Liga da Justiça Sem Limites, que estreou em 31 de Julho. Duas temporadas mais de 13 episódios foram pedidas, as quais os criadores se referem como temporadas 3 e 4 apesar da mudança do nome da série. Ao invés da série original, os episódios de "Sem Limites" tiveram, em regra, histórias completas em cada episódio.